Política de INOVAÇÃO

(certificação NP4457)


A Inovatec conclui com sucesso o processo de certificação do 

SISTEMA DE GESTÂO DA INOVAÇÃO (NP4457; 2001) com o âmbito de

Investigação e desenvolvimento: gestão de projetos de natureza científica, criativa e tecnológica 

A Inovatec contou com o apoio técnico da Iberogestão


A política da empresa para as atividades de inovação é sumariada a seguir.
Para mais informação, ver o manual SGIDI.



Âmbito das atividades de IDI

No curto e médio prazo, as determinações estratégicas valorizam a identificação de novas abordagens e soluções inovadoras  de serviços / produtos a endereçar aos mercados e nos segmentos de competências e experiências que se apresentam neste Manual e que constituem os âmbitos e modelos de atividades e negócios da empresa:

Assim o âmbito do sistema de gestão é

Investigação e desenvolvimento: gestão de projetos de natureza científica, criativa e tecnológica para entidades terceiras


Modelo de Gestão de IDI

As atividades de IDI (investigação, desenvolvimento e inovação) na Inovatec desenvolvem-se através de um sistema estruturado por processos que pretende implementar e documentar as suas atividades de investigação, desenvolvimento e inovação e que se desenha em consonância com os princípios e requisitos da norma NP 4457:2021. Assim a Inovatec desenvolve o seu sistema de gestão da inovação segundo o modelo que se segue, 


Compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas: clientes

Precisam e esperam profissionalismo, serviço de qualidade, abordagens inovadoras e criativas. Procuram oportunidades inovadoras e capacidade de liderança, organizativa e de identificação e interação com terceiros para operacionalizar os projetos com sucesso.

Para isso a empresa precisa de estar atenta às oportunidades inovadores e como traduzir essas oportunidades em projetos a propor, manter uma interação (network mais ou menos informal) com os atores dos diversos segmentos e para isso deve cultivar as oportunidades de interação com esses atores (eventos, visitas. ...)

Segmentos de clientes:

Outras partes a interessar

Clientes Internos

 

Política de inovação

A responsabilidade pelo sistema de gestão da inovação compete à Gerência, sendo assegurada regularmente pelo diretor de investigação e desenvolvimento (sócio Eduardo Beira), ao qual compete também a responsabilidade pelas operações do NI&D. Para o efeito, coordena regularmente com os responsáveis pelas áreas MATILHA e DATAGRAMA com vista à identificação de oportunidades e ideias que possam ser consideradas no NI&D.

A Inovatec focaliza a sua atividade em torno da satisfação das partes interessadas, prestando serviços que se regem por padrões de elevada qualidade, respondendo às suas necessidades e expectativas. Neste sentido desenvolveu e implementou um Sistema de Gestão de Inovação pautando-se pelos seguintes compromissos:

Cabe a todos os membros da Inovatec o desdobramento desta política envolvendo todas as partes interessadas (internas e externas), com particular relevo nos seus colaboradores, clientes, fornecedores e outros parceiros de negócio.

Visão da inovação

A empresa ambiciona manter uma atividade de inovação que lhe permita atualizar e melhorar a oferta dos serviços proporcionados aos seus clientes, criando competências específicas em áreas tecnológicas avançadas e acompanhar as zonas de fronteira, especialmente em ferramentas avançadas para investigação académica e não académica, que lhe permitam um contributo relevante para os projetos de terceiros com que se procura envolver e uma capacidade competitiva acrescida nos nichos dos mercados onde atua.

A médio-longo prazo a empresa pretende aumentar o seu âmbito de intervenção através do reforço continuado das suas competências em:


Objetivos de inovação

São fixados objectivos periódicos para a área de Inovação, bem como para os processos críticos do SGIDI, e que estão em consonância com a política da Inovação.

De uma forma geral os objetivos enquadram metas de atividades de inovação e o seu potencial económico efetivo, designadamente através de indicadores de:



Revisão pela Gestão

A Gerência, avalia periodicamente o SGIDI, conferindo e assegurando o seu desempenho e a sua adequação. Esta revisão inclui a análise de oportunidades de melhoria e a eventual alteração ao SGIDI e respetivos elementos tais como a política, os processos, a estrutura orgânica, os recursos ou os objetivos.

Informações, documentação e dados necessários para a revisão do sistema são, entre outros:

Esta revisão da atividade global de IDI tem uma periodicidade mínima anual, coincidente com o balanço do desempenho global da empresa, das opções estratégicas e da fixação dos grandes objetivos para os próximos períodos.