Política de INOVAÇÃO
(certificação NP4457)
A Inovatec conclui com sucesso o processo de certificação do
SISTEMA DE GESTÂO DA INOVAÇÃO (NP4457; 2001) com o âmbito de
Investigação e desenvolvimento: gestão de projetos de natureza científica, criativa e tecnológica
A Inovatec contou com o apoio técnico da Iberogestão
A política da empresa para as atividades de inovação é sumariada a seguir.
Para mais informação, ver o manual SGIDI.
Âmbito das atividades de IDI
No curto e médio prazo, as determinações estratégicas valorizam a identificação de novas abordagens e soluções inovadoras de serviços / produtos a endereçar aos mercados e nos segmentos de competências e experiências que se apresentam neste Manual e que constituem os âmbitos e modelos de atividades e negócios da empresa:
concepção de projetos inovadores de museologia digital para gestão e difusão de conteúdos de arquivos e coleções (especialmente de história natural);
projetos de expressão artística com recurso a realidade virtual e mista (e inteligência artificial) em performances de “visuals” e produtos audiovisuais;
formas de produção expedita e distribuição “low cost” de conteúdos documentais
Assim o âmbito do sistema de gestão é
Investigação e desenvolvimento: gestão de projetos de natureza científica, criativa e tecnológica para entidades terceiras
Modelo de Gestão de IDI
As atividades de IDI (investigação, desenvolvimento e inovação) na Inovatec desenvolvem-se através de um sistema estruturado por processos que pretende implementar e documentar as suas atividades de investigação, desenvolvimento e inovação e que se desenha em consonância com os princípios e requisitos da norma NP 4457:2021. Assim a Inovatec desenvolve o seu sistema de gestão da inovação segundo o modelo que se segue,
Compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas: clientes
Precisam e esperam profissionalismo, serviço de qualidade, abordagens inovadoras e criativas. Procuram oportunidades inovadoras e capacidade de liderança, organizativa e de identificação e interação com terceiros para operacionalizar os projetos com sucesso.
Para isso a empresa precisa de estar atenta às oportunidades inovadores e como traduzir essas oportunidades em projetos a propor, manter uma interação (network mais ou menos informal) com os atores dos diversos segmentos e para isso deve cultivar as oportunidades de interação com esses atores (eventos, visitas. ...)
Segmentos de clientes:
empresas (que procuram contributos e serviços criativos) (especialmente ofertas Matilha e Datagrama)
Estado: instituições de ensino superior (Universidades, Politécnicos) (especialmente projetos inovadores de consultadoria)
Estado: instituições do poder local (Câmaras Municipais, CIMs, ...) (consultadoria inovadora, Matilha)
Estado: fundos comunitários
Associações empresariais ou de interesses territoriais (consultadoria inovadora, Matilha)
Produtores de eventos artísticos (Matilha, Datagrama)
Outras partes a interessar
Atores territoriais dos diversos tipos
Clientes Internos
Sócios: oportunidades de negócios e rendimento
Colaboradores: oportunidades de valorização e crescimento profissional; desafios profissionais estimulantes
Redes / networks associadas: oportunidades de colaboração, partilha de oportunidades e de informação.
Política de inovação
A responsabilidade pelo sistema de gestão da inovação compete à Gerência, sendo assegurada regularmente pelo diretor de investigação e desenvolvimento (sócio Eduardo Beira), ao qual compete também a responsabilidade pelas operações do NI&D. Para o efeito, coordena regularmente com os responsáveis pelas áreas MATILHA e DATAGRAMA com vista à identificação de oportunidades e ideias que possam ser consideradas no NI&D.
A Inovatec focaliza a sua atividade em torno da satisfação das partes interessadas, prestando serviços que se regem por padrões de elevada qualidade, respondendo às suas necessidades e expectativas. Neste sentido desenvolveu e implementou um Sistema de Gestão de Inovação pautando-se pelos seguintes compromissos:
Promover a eficácia e eficiência do seu Sistema de Gestão, considerando o princípio da melhoria contínua;
Promover o desenvolvimento profissional dos seus membros e colaborar ativamente na conciliação e equilíbrio profissional e pessoal;
Valorizar o trabalho em equipa, de modo a incentivar o envolvimento de todos os colaboradores na persecução dos objetivos da Inovatec e no respeito dos valores e princípios definidos pela Organização;
Assegurar um ambiente de trabalho saudável e seguro a todos, promovendo a igualdade de oportunidades e de tratamento e prevenindo todas as formas de discriminação;
Promover a geração da criatividade e do conhecimento, impulsionando a inovação na organização e partes interessadas;
Adotar na comunicação, tanto interna como externa, formas de diálogo aberto e construtivo, com transparência e respeito pelos valores da comunidade envolvente;
Gerir as atividades da organização com sentido de responsabilidade e em observância com os mais elevados valores de ética empresarial;
Garantir um controlo eficiente e eficaz na aquisição de serviços externos, nomeadamente consultores, auditores e formadores de forma a assegurar um elevado grau de qualidade do serviço prestado;
Estar em conformidade com a legislação aplicável, com os requisitos da norma NP 4457 e outros requisitos que a Organização subscreva.
Cabe a todos os membros da Inovatec o desdobramento desta política envolvendo todas as partes interessadas (internas e externas), com particular relevo nos seus colaboradores, clientes, fornecedores e outros parceiros de negócio.
Visão da inovação
A empresa ambiciona manter uma atividade de inovação que lhe permita atualizar e melhorar a oferta dos serviços proporcionados aos seus clientes, criando competências específicas em áreas tecnológicas avançadas e acompanhar as zonas de fronteira, especialmente em ferramentas avançadas para investigação académica e não académica, que lhe permitam um contributo relevante para os projetos de terceiros com que se procura envolver e uma capacidade competitiva acrescida nos nichos dos mercados onde atua.
A médio-longo prazo a empresa pretende aumentar o seu âmbito de intervenção através do reforço continuado das suas competências em:
Aplicações das novas tecnologias da inteligência artificial nos métodos tradicionais de I&D, em particular aplicados a arquivos históricos e coleções de museologia (de história natural em especial)
Aplicações de novas tecnologias da inteligência artificial e de iluminação, projeção e visualização para a produção de conteúdos artísticos (‘visual performances’)
Aplicações das novas tecnologias para a transcrição de conteúdos áudio e geração de conteúdos multimédia
Soluções ambientalmente sustentáveis para a produção de eventos públicos e soluções de segurança de bens pessoais nesses eventos
Objetivos de inovação
São fixados objectivos periódicos para a área de Inovação, bem como para os processos críticos do SGIDI, e que estão em consonância com a política da Inovação.
De uma forma geral os objetivos enquadram metas de atividades de inovação e o seu potencial económico efetivo, designadamente através de indicadores de:
Avanços conseguidos nos projetos específicos internos de I&D versus respetivo planeamento
Sucesso das competências desenvolvidas para a prospeção comercial
Volume de negócios em que as soluções propostas e as competências internas desenvolvidas pela política de inovação da empresa se mostraram relevantes
Revisão pela Gestão
A Gerência, avalia periodicamente o SGIDI, conferindo e assegurando o seu desempenho e a sua adequação. Esta revisão inclui a análise de oportunidades de melhoria e a eventual alteração ao SGIDI e respetivos elementos tais como a política, os processos, a estrutura orgânica, os recursos ou os objetivos.
Informações, documentação e dados necessários para a revisão do sistema são, entre outros:
Orientação estratégica da empresa e alterações estruturais e Organizacionais
Resultados de Auditorias
Seguimento de ações resultantes de anteriores revisões pela gestão
Análise e balanços sobre os projetos executados e/ou em curso
Avaliação de resultados de IDI (desempenho do sistema)
Política, Objetivos e Manual de IDI
Alterações de Contexto (questões internas e externas; alterações económicas, de mercado, players, sociais, tecnológicas, estrutura e governance internas, políticas e estratégias da empresa,…)
Inputs de colaboração com terceiros e de inteligência estratégica
Recomendações de Stakeholders, Gerência ou Colaboradores
info sobre retorno clientes e utilizadores, impacto das soluções por avaliação qualitativa
Recomendações para melhoria
Esta revisão da atividade global de IDI tem uma periodicidade mínima anual, coincidente com o balanço do desempenho global da empresa, das opções estratégicas e da fixação dos grandes objetivos para os próximos períodos.